quarta-feira, 23 de março de 2011

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR: O QUE ESPERAR? O QUE FAZER?


Os primeiros dias de aula geram muitas expectativas tanto em relação aos alunos e pais quanto para os  professores.
Para os pais,existem as preocupações quanto á adaptação dos filhos. Grande parte deles são tão preocupados que  ao perceberem as dificuldades na adaptação dos primeiros dias  acabam por chorar na frente das crianças.Outros,entretanto,sentindo as mesmas ansiedades, controlam as emoções mas não desgrudam dos filhos e querem passar o dia inteiro com eles na escola...Tem aqueles que deixam os filhos na escola,mas telefonam a cada dez minutos para saber notícias.São muitos e diferentes modos de relações que norteiam esse processo de adaptação.
Para os alunos, não muito diferente, anseiam por conhecer colegas,professores,ambiente escolar e todo seu imaginário está entre seus medos e curiosidades. E, como os pais,também há aqueles que vão ter dificuldades quanto a aceitação da professora,da sala de aula,dos colegas,da escola...afinal,estão em um ambiente novo,desconhecido .
Mas, não se enganem,professores também preocupam-se com a nova turma,com os novos pais,com o novo ano que se inicia.É comum perguntarem-se:
 Será que a nova turma irá gostar de mim?
E os pais,serão legais?
Para o professor, é um momento singular,onde as diretrizes da proposta educativa são delineadas.Por isso, é importante que  tenha em mente que desde o primeiro dia de aula a sua proposta é observada por alunos e pais. E é, á partir da sua prática de sala que irão transformar a visão do ambiente escolar,fazendo relações,melhorando as visões,criando vinculos de confiança e afeto.
O sucesso da proposta educativa,portanto,é construída ao longo do processo de educar e cuidar, com comprometimento, paciência,determinação,objetivos claros,definidos com critérios e seriedade.
Neste sentido, é preciso que o professor enfatise a importância dos familiares no processo de educação da criança.Mas,também deve estabelecer limites, sem deixar de lado a comunicação com os responsáveis,orientando-os sempre que necessário.Além disto,é importante receber e integrar a criança no ambiente escolar com atividades prazerosas que permitam a exploração,conhecimento do ambiente e do grupo.Pensando assim,logo abaixo estão algumas atividades que podem ser usadas durante os primeiros dias de aula de forma lúdica,mostrando que o processo de adaptação pode ser prazeroso ao mesmo tempo que didático.


1ª ATIVIDADE-ÁRVORE DOS SONHOS:Sentar com as crianças na rodinha e conversar sobre os seus sonhos,o que esperam encontrar na escola,seus desejos.Logo em seguida,entregar a cada papel ofício/cartolina(fica a critério do professor) no formtao de folhas de árvores e pedir que retratem seus desejos,sonhos da forma que souberem pois irão criar a ÁRVORE DOS SONHOS.



Após concluirem a
atividade,com a ajuda do professor,devem montar a árvore na parede da sala de aula(o caule deve está previamente fixado).
OBS:Essa atividade também é diagnóstica pois ajuda a verificar o nível de escrita/desenho em que as crianças se encontram.

2ª ATIVIDADE-BALÃO ANIMADO: Entregar um balão para cada aluno e Solicitar que o encham pensando nos seus desejos para O ANO LETIVO.Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:


    a) Balão em cima da cabeça
    b) No meio das pernas
    c) Na mão sobre as pernas
    d) Nas costas
    e) Ombro com ombro (em duplas)
    f) Joelho com joelho
    g) Etc...


             No final , perguntem se gostaram da brincadeira,incentive-os a conversar e opinar sobre as dificudades e o que mais gostaram,observaram durante a brincadeira. Depois peça que estourem os balões/guardem(fica a critério do professor) e desenhem,retratando o momento em que estavam brincando.



OBS:Essa atividade além de auxiliar na integração do grupo também ajuda a diagnosticar aquelas crianças que sentem dificudade em relação ás noções de locomoção no espaço,equilíbrio,dentre outras.












3ª ATIVIDADE-ABRAÇOS MUSICAIS:Colocar uma música animada e pedir que dançam livremente.Em um determinado momento deve-se parar a música.Entaõ, cada criança abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na vez seguinte em que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Essa brincadeira rompe com o  ambiente de tensão que pode haver nos primeiros momentos dias de  aula. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo.
OBS: Essa brincadeira pode ser realizada juntamente com os pais do aluno logo no primeiro dia de aula pois ajuda a quebrar o gelo e proporciona á criança maior segurança em relação a permanecer no ambiente.


4ª ATIVIDADE- MEU NOME:   
 Faça crachás para o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma pegue um e cole/fixe ou escreva  seu nome(no caso de colagem, o professor deve levar os nomes xerocados e ir apresentando ás crianças de um em um).

Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o seu nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

(Modelos de atividades: clique sobre os desenhos para ampliar)
Atividades utilizando o nome de cada aluno é sempre uma boa alternativa na semana de adaptação, porque faz com que o aluno sinta  que a professora "sabe quem é ele" ( isso lhe dá segurança) e é um meio das crianças irem identificando o seu nome e fazendo relações com os novos coleguinhas de sala.
Deve-se também,fazer um crachá para a professora, que deverá usar nos primeiros dias. (mais uma vez estarão observando letras e relacionando com as do seu nome).Além diso,pode-se juntar os coleguinhas pelas igualdade da 1ª letra do nome; pela semelhança entre os nomes,etc...e propor uma atividade para as duplas/ trios realizarem juntos, como a pintura da ficha da primeira folha do caderno.Essa é uma forma de estarem repetindo os nomes e ajudando um a decorar o nome do outro.
(Modelos de crachás: clique sobre os desenhos para ampliar)

5ª ATIVIDADE - ILHA DAS BALAS:

Coloque em  em um cantinho da sala uma planta ou algo parecido que possa simbolizar uma ilha.Ao lado,faça circulos que caibam dois alunos.




Em seguida, na rodinha entregue a cada criança,um pacotinho contendo três balas diferente.
Conte a seguinte  história para as crianças:
   

Era uma vez, um navio onde todos eram amigos.
Certo dia começou uma confusão, estas pessoas começaram a brigar, gritar e o barco acabou afundando.
Mas,para evitar que o barco afundasse,elas deveriam ficar perto uma das outras e dividir coisas boas como a alegria,o amor,os sonhos bons...Cada uma tinha  três doces/balas diferentes na mão que eram repletas de bons sentimentos. Para chegar até a ilha (desenho no canto da sala), é preciso três doces/balas iguais, procure um amigo e peça para ele trocar com você e nade até a ilha.
Esta brincadeira fará com que as crianças conversem e chamem a atenção dos colegas para si, favorece o diálogo e ajuda a acabar com a timidez.